sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Focaccia de charcutaria



No sábado como andei atarefada, nem dei pelas horas passarem, e nem quis acreditar quando vi que eram quase horas de jantar, e o jantar... Não estava feito!

Lembrei-me de uma focaccia que tinha visto no blog da minha querida Andrea que me encheu o olho, não pensei duyas vezes, fiz uma focaccia em camadas com charcutaria.

>350gr de farinha de trigo
>5 colheres de sopa de azeite
>10 GR de fermento ( fermipan por exemplo)
>1chavena de chá de agua morna
>Charcutaria a gosto, usei fiambre o queijo
>tomilho fresco a gosto


Numa tigela misture o fermento com 5 colheres de sopa de agua morna deixar fermentar por cinco minutos.

Acrescente a chávena chávena, o sal, o azeite e aos poucos VA adicionando  a farinha.
Amassem ate obter uma massa lisa e homogénea.

Deixe descansar ate dobrar de volume.

Dividi a massa em 2 partes e abri uma delas com o rolo. Passei com azeite e por cima coloquei fatias de fiambre e queijo, polvilhei com tomilho fresco. Tapei com a restante massa, pincelei com azeite e polvilhei com tomilho fresco. 

Levei ao forno pre aquecido a 200° cerca de 25_30 minutos.

Espero que gosterm

Beijocas


Magy

7 comentários:

Josy disse...

Bom dia Portuleirinha querida, que delicia de foccacia, eu amo focaccia e tenho essa receita da Deia salva comigo. Ficou linda a sua e polvilhada com tomilho imagino o sabor e aroma que ficou sua cozinha. ótima sugestão.
Miga querida quero deixar meus votos de um Feliz Natal e Maravilhoso Ano Novo a você e toda sua família com muita paz, saúde e muitas alegrias. Beijinhos. Até breve

Tertúlia da Susy disse...

Já comia...

São Ribeiro disse...

Gosto tanto e quando faço como logo meia ainda quente
A tua ficou uma maravilha ,bem ao meu gosto
Aproveito para te desejar Boas Festas
Até breve
bjs

São Ribeiro disse...

Gosto tanto e quando faço como logo meia ainda quente
A tua ficou uma maravilha ,bem ao meu gosto
Aproveito para te desejar Boas Festas
Até breve
bjs

Andrea Bitencourt disse...

Olá Magy!!!!
Hmmmm...adoro focaccia!!!!

Aproveito para te desejar um Natal cheio de brilhos: nos olhos e nas pequenas luzes que iluminam a sua árvore! Que o seu verdadeiro significado esteja presente em cada gesto de amor e que seja repetido ao longo de toda a vida! Desejo também um 2015 de vitórias e realizações! Muita saúde, paz e VIDA!!!! Beijos!!!! =)

Isabel Patrício disse...

Magui,
adoro este tipo de pãozinho, fica tão apetitoso e comido ainda norninho é um manjar dos deuses :)
Já em cima da quadra natalícia, deixo aqui os votos de um feliz natal para ti e para os teus, com muita saúde e paz.
Desejo ainda as melhoras do teu pai.
Bjns
Isabel

Brisa Maritima disse...

Olá amiga,

Que linda essa focaccia, tão convidativa e de aspecto tão delicioso !
Ora que bem ela ficava aqui na minha mesa, eu dizia-lhe como era ! ehehehe

Amiguinha, tem um Feliz Natal (na medida do possível) com toda a tua familia desejo as melhoras de todos por aí !

Beijinho e xi-coração ! :)