segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Bolo de coco



Bom dia pessoas lindas!!

No fim de semana houve uma festa aqui na minha terra, organizada pela IPSS onde o meu marido trabalha, uma pequena instituiçao com a mania das grandezas, mas adiante... E claro que o meu marido me cravou para fazer um bolo... Quer dizer tal como a instituição o meu marido tem mania de grandeza como tal tive de fazer 2 bolos.

Falando agora deste, confesso que foi um bolo que me trouxe um sabor maravilhoso de infância, um bolo que a minhga mãe fazia, com sabor a coco, e sei lá quantas vezes eu esperava que meus pais dormissem para tentar ser mais silenciosa que um gato, e ia à cozinha e cortava só mais uma fatia! E foi na primeira dentada que os sabores de infância se misturaram com o presente e deu saudade.

>250gr de acúcar ( usei 180gr e foi suficiente)
> 180gr de manteiga sem sal
>100gr de farinha
>100gr de coco ralado
>1colher de sobremesa de fermento
>5ovos

Forra-se uma forma de mola com papel manteiga, untamos e reserva-se. Liga-se o forno a 180°.
Bate-se as gemas com o acúcar e a manteiga. Juntei a farinha, o coco ralado e o fermento e bate-se muito bem novamente. 
À parte batem-se as claras em castelo e envolvem-se no preparado anterior.

Verte-se para a forma e leva-se ao forno cerca de 40 minutos ou ate que fique cozido. Retira-se do frio, desenforma-se e deixa-se arrefecer completamente.

CREME: 

> 200 GR de manteiga a temperatura ambiente
>150gr de açucar em pó
>150g de coco ralado torrado
>1 ovo

Numa tigela bata a manteiga com o acúcar em pó e o ovo.

Numa frigideira torra-se o coco, mas sem deixar queimar, só mesmo a dar um aspeto moreno.

Corta-se o bolo ao meio de forma a obter 2 rodelas  e barra-se a metade inferior com metade do creme, cobre-se com a parte superior e barra-se o bolo com o restante creme. Polvilha-se com o coco torrado. Serve-se bem frio!

FONTE: Best of 2013 teleculinaria

Espero que gostem 

Beijocas

Magy

5 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Hummmmmmmmmm, gosto tanto!

Andréa disse...

Bom dia querida Margarida!
Iniciar a semana com esse bolo lindo e irresistível bom demais!
Eu adoro tudo que leva coco, esse ficou perfeito!

Um grande beijo e ótima semana ♥

Josy disse...

Querida Portuleirinha, bolos de coco são os meus preferidos. Adoro coco em tudo, e este seu com esse creme a vista me deu verdadeira água na boca, não foi a toa que seu marido pediu dois. A receita é ótima. Gostei demais amiga. Beijinhos, ótima semana

São Ribeiro disse...

Ficou lindo e com coco agrada-me e muito
Boa semana
bjs

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

Oi Margarida acredito que não tenho sobrado nenhum pedaçinho hummmm bjs Rosinha